Sunday, December 31, 2006

Happy New Year! Frase do dia: "a vida esta indo"


Eh com prazer que aqui venho, nas ultimas horas de 2006, para neste momento catartico fazer uma recapitulacao sumaria do que foi este meu ano, enumerando os pontos positivos e os negativos deste que ja se foi.
Antes, devo fazer uma confissao: como eh bom ler! Depois de mais de um ano sem me apegar a nenhum livro, ver nada que mexesse com meu intimo, desinteresse total por umas das coisas que eu mais amava neste mundo, voltei a sentir paixao, aquela sensacao que eu costumava ter toda vez que lia um livro e me inseria naquele universo, nao vivia sem termina-lo, pois ele fazia parte da minha vida. Ler um livro eh como nascer, viver e morrer. Voce comeca a ler, eh aquele inicio, a introducao, o nascimento de uma relacao forte e intensa, esta pode ocorrer ou nao, e quando ocorre, eh ai que vc "vive" o livro ( quando da continuidade a este), eh o processo de maior incandescencia emocional, eh quando vc se envolve diretamente com a narrativa e nao consegue mais viver sem estar com ele na mao, eh parte do seu corpo, da sua existencia naquele momento que, de certa forma, passa a depender dele, numa relacao que, com esta descricao, parece doentia, mas ela nao eh; na verdade, eh intensa e efervescente, e, acima de tudo, saudavel ( deve se-lo). A morte eh o processo mais facil e dificil. Facil, pq ele esta acabando, esta se concluindo, eh uma sensacao de alivio. Dificil, pq, depois desta dependencia, vc sente falta disso, de estar imerso naquele universo, de fazer parte daquilo. As vezes, ate da sensacao de vazio. Isto tudo pode ser preenchido ao se pegar um novo livro, e ai o processo se repete, varias vezes, quantas vezes voce pegar um livro para ler.

Eu tinha esquecido como era isso, essa obsessao pela leitura, por livros, esta dependencia louca. Foi bom sentir isso. Espero que se repita muitas e muitas vezes. Acho que eh a minha unica resolucao para esse ano. Amanha, no dia primeiro, tentarei listar as minhas resolucoes, acho que seria interessante deixar isso aqui registrado.

Agora vamos ao ponto alto deste post, a listagem dos pontos positivos e negativos. Devo ser breve, pois tenho que me arrumar, portanto, coisas importantes ( ou nao tao importantes assim, jah que nao mereciam mesmo ser mencionadas) serao esquecidas - ou deixadas de fora. Let's go, then.

Pontos Negativos:
  • Arquivo Nacional (pelo conjunto da obra, hahahaha);
  • BCC;
  • Minhas tentativas obviamente frustradas de fazer dinamicas de grupo;
  • Podia ter ido maia ao cinema;
  • meu desligmento ( que deve ser melhorado);
  • eu ter engordado que nem uma porca;
  • fluoxetina ter atacado meu estomago ( puta!)
  • celeron na minha vida e a bateria do meu laptop;
  • eu ter saido do orkut uma vez, ter entrado de novo e, logo depois, ter saido novamente;
  • minha briga no Arquivo Nacional;
  • meus eternos chiliques ( mais uma coisa para se trabalhar);
  • eu nao ter conseguido ver o show do Franz direito;
  • minha depressao;
  • meu desapego aos livros ( feio, muito feio!);
  • Eu morar no Rio;
  • Nao ter um portao decente aqui na vila ( patetico).
Pontos Positivos:
  • EUA;
  • District of Columbia (ra!);
  • Minha ida a Nova Iorque;
  • Eu ter me saido bem by myself, mesmo nos piores momentos;
  • a minha sorte ao conseguir "recuperar" a chave perdida nos eua;
  • meus chilenos;
  • Mariana, mais meus amigos que eu tanto amo;
  • ter tido alta na minha terapia (mesmo eu querendo desesperadamente voltar);
  • meu laptop;
  • minha camera de fotografar;
  • minha tv nova;
  • os dvds q eu comprei;
  • holy montain na minha vida;
  • carmen ballesteros;
  • minhas picaretagens na uff ( algumas foram de muito bom gosto - outras nao!);
  • Leo, Paty e Ana Paula - sempre positivos na minha vida;
  • meus pais, eternos pacientes;
  • Madonna e meu poster;
  • meu novo quarto ( finalmente!);
  • show do Franz Ferdinand;
  • Sky + pacote globosat, o que inclui telecine, globonews, gnt e multishow. Otima aquisicao do ano;
  • restaurantes veggies;
  • minha coragem;
  • To the lighthouse;
Bem, se pensar em mais alguma coisa, juro que faco um adendo em outro post e coloco mis coisas. Por ora, nao consigo pensar em mais nada!

Saturday, December 30, 2006

Don't mess with Texas, uh uh uh

Anda circulando por ai ( eu soube ontem pela madrugada) que o Senhor Hussein foi executado. Na verdade, a circulacao se transformou na confirmacao deste episodio importantissimo na Historia Mundial. Ele foi sentenciado a (crase, please) morte, dentre outros motivos, por ter massacrado milhoes de civis xiitas ( segundo li em algum lugar por vinganca apos um atento a sua vida) e tambem por sua perseguicao aos curdos. Ninguem pode negar que esses crimes se tratam de atentandos a vidas humana, a sociedade e ao povo iraquiano. Ele foi um tirano, um despota que usou e abusou de seu poder para trucidar o seu povo, criar guerras desleais e ambiciosas, e muito mais.

Que ele devia morrer, bem, isso eu nao duvido. Agora, quem sao os EUA para decidir quando e como? Talvez eles nao quisessem que ele tivesse o mesmo destino de Pinochet que saiu impune depois de deixar marcas severas nos chilenos e ainda por cima morreu "de velho".

Essa eh a maior pretensao - de todas - dos estadunidenses, ou melhor, da cupula Bush. Violar o direito do povo iraquiano de decidir qual seria o destino de seu ex-ditador que, gracas aos EUA, jah nao representava mais nenhuma ameaca aos iraquianos, nem ao mundo.

Este enforcamento reflete uma situacao que jah vem se agravando ha muito tempo: a tirania de Bush. O presidente dos eua vem mostrando que seu despotismo eh mais influente e poderoso do que qualquer atitude tomada por Hussein em todo o seu regime ditatorial, pelo menos o iraquiano nao ultrapassou os limites de seu pais. Nao estou querendo dizer, de maneira nenhuma, que eu sou a favor de Saddam, mas acho que o seu destino deveria ser selado pelo seu povo, afina, foi ele quem sofreu mais suas represalias. Este sim deveria dizer se ele tinha que ser enforcado, baleado, envenenado, etc. E nao os Eua que decidiu por conta propria executar suas Leis em outro pais, passando por cima das juntas de todos os paises para isso, ja que eles os temem, aceitam achando ( ou preferem achar) que essa eh, afinal, a melhor saida para Saddam. E sera que eh mesmo? Ate que ponto um governo tem o direito de tirar a vida de uma pessoa ainda mais esta nao sendo cidada seu pais? Que senso de justica deturpado eh esse que acredita que essa eh a melhor solucao para um problema muito mais complexo?

Eu sou a favor da pena de morte, sim. Acho que nos nao temos que ficar sustentando bandido. A questao eh que se o Brasil tivesse execucao como pena maxima eu nao acharia justo, por exemplo, que nos fizessemos uma empreitada para aplicar isso ao Pinochet. Este sendo chileno, deveria sofrer a penalizacao dada por seu povo. Se os chilenos preferiram ve-lo morrer aos 90 e poucos anos, velho e doente, foi uma opcao da maioria, nem por isso Pinochet neste tempo representou uma seria ameaca, apenas representava um simbolo das suas atitudes do passado, era ruim para os chilenos lembrarem do que sofreram, mas nao usaram a pena de morte como solucao para esses problemas que, insoluveis, ainda ficarao marcados em suas vidas, mesmo depois da morte do ex-ditador .

Eu nao sei qual sera o destino do "novo" Iraque sangrento, cheio de caos civil. A transicao para a "democracia" deveria ter sido lenta e gradual e nao abrupta do jeito que foi. Os Eua mostram para o mundo cada vez mais sua obtusidade e inabilidade de resolver os problemas e acham que aplicando a Lei Texana vao solucionar tudo, so que eles esquecem que as questoes mais importantes, as que vao determinar o futuro deste povo, sao outras.

Wednesday, December 27, 2006

good job, girl!!!

You paid attention during 97% of high school!

85-100% You must be an autodidact, because American high schools don't get scores that high! Good show, old chap!

Do you deserve your high school diploma?
Create a Quiz

a analisar...

DisorderYour Score
Major Depression:High
Dysthymia:Slight-Moderate
Bipolar Disorder:Very Slight
Cyclothymia:Slight
Seasonal Affective Disorder:High-Moderate
Postpartum Depression:N/A
Take the Depression Test

alegria da depressão...

Acho que nem assim eu melhoro. Valeu pela dica, Charlie Brown, mas meu caso é crônico demais. Agora que eu estou de "férias" do meu estágio, estou sem fazer nada, ao relento, desocupada e mais ociosa do que nunca. É impressionante o estrago que passar dois em casa faz em mim. Simplesmente, fico num estado inercial intenso que não me deixa nem me mover para fora do meu lar. Não tenho ânimo para fazer nada, nem para ler, ver filme, etc. A situação é crítica: nada te apetece, te alegra ou mesmo te induz a querer fazer alguma coisa. Eu já sinto isso há muito tempo, mas acho que piorou de mais ou menos um ano pra cá. E só vem se intensificando de forma negativa. Antes, eu era mais ingênua, aceitava mais fácil, achava que era normal, mas hoje em dia, isso vem me acometendo de uma forma que me deixa cada vez mais mal, pior do que como eu já estava. Não sei até que ponto isso vai evoluir e como vou ficar. Francamente, nem sei como lidar isso, de tão absurda que essa situação é.

Bem, penso seriamente em me mudar. Minha vida no Rio é patética e com a minha experiência nos eua, percebi que ela vai continuar sendo, mas em grau menor, o que, pra mim, já é lucro. Não agüento mais viver aqui. Quero conhecer novas pessoas, um novo ambiente, longe disso aqui. Não é a solução, eu sei, mas é uma busca por ela. É a chance de recomeçar, construir uma nova vida, tvz um pouco mais feliz.

Quanto ao rabalho, ele vai de mal a pior. Não gosto de lá, fui limada até não poder mais. A minha vontade atual é de nunca mais pisar naquele lixo. Mas, afinal, o que são 24 dias, pergunto eu. Preciso do dinheiro. É importante pra mim, infelizmente. Mas está acabando. E depois, Brasília, longe do Rio. Por uma semana! Não vejo a hora deste momento chegar logo.




Tuesday, December 12, 2006

Já é natal na leader Magazine...


Natal is coming! Antes, eu até que ficava deslumbrada com isso, achava maneiro, etc. Hoje em dia caiu na normalidade. Ok, Natal, e daí. Acho que quando a gente é criança, rola aquele encanto, aquela coisa pueril e idealizada do que é essa celebração. Mas, quando a gente cresce e perecebe que ele está aí, todo ano ( mais um ano...), aí perde a graça, fica chato, cai no habitual, e essa é a pior coisa que pode acontecer.

Hoje tem chopada. Vai ser o mesmo lixo de sempre, ainda mais porque eu vou. Sinceramente, já até sei o que vai acontecer. É tão previsível quanto a minha vida. Ainda mais do Iacs, mas mesmo assim eu vou, pode ser que renda fatos engraçados. Ou não. Ainda confio no poder de superação da minha incrível faculdade. Vamos ver se estou certa ou errada neste aspecto.

Faltam 13 dias para o natal, e ainda não comprei nem fiz nada. Vou começar agora, moderadamente. Gostaria de estar de férias logo. Uma chatice aturar dezembro com aulas. Simplesmente não combina.

Friday, December 01, 2006

Foda, camará!

Rá! Quem ousa dizer que eu jamais voltaria? Mais uma vez, tento frustradamente manter um blog. Um ano depois, relapso escancarado à mostra, tento reaver algo que posteriormente será deixado de lado mais uma vez. Sinceramente, foda-se!

Hoje fiz a dinâmica da Globo. Fiz merda, claro. Mas paciência. Eu simplesmente tenho que aceitar definitivamente que eu nunca vou ter nada de bom na minha vida. Eu não mereço um trabalho nesse lugar, pq simplesmente - e no fundo eu já sabia disso - não sou boa o suficiente. E mesmo assim, não me esforço para ser melhor. Fico sempre na mesma merda, por isso, tudo vai dar errado. Não vejo como nada dar certo neste mundo incerto que é a minha vida.

FO-DA!